Colophospermum mopane - Árvore Copaiba Mopane, Árvore Mopane, Árvore de Bálsamo, Árvore Borboleta

SKU P-1270 Categorias , ,

Nomenclatura botânica: Colophospermum mopane
Nome comum: Árvore Copaiba Mopane, Árvore Mopane, Árvore de Bálsamo, Árvore Borboleta, Turpentine Tree Mopane
Família: Fabaceae
Origem: África do Sul
Altura: 20 – 30 metros
Luminosidade: Pleno sol, sombreamento parcial
Clima: Ver descrição

R$ 68,50

Escolha abaixo quantas sementes por embalagem você deseja?

Simulação de frete

Descrição

A espécie é extremamente indicada para as regiões mais áridas do Brasil, resistente à seca, e resistentência ao frio (-5º C.)

A árvore Mopane é nativa do Botswana, África do sul, Zimbábue, Moçambique, Zâmbia, Namíbia, Angola e Malavi. Encontra-se crescendo em solos alcalinos que são superficiais e não possuem boa drenagem. Também cresce em solos aluviais (alimentado por rios), em áreas quentes, secas, em altitudes que podem variar de 150 a 1.150 metros.

Em pequenas áreas da África do sul e em algumas áreas adjacentes maiores de Botswana e do Zimbábue, as árvores tendem a variar entre 4 e 18 metros de altura, e geralmente nessas localidades são designadas como arbusto Mopane; mais ao norte as árvores de Mophane podem alcançar até mais de 25 metros de altura e formam bosques altos que são referidos como Mophane da Catedral.

As florestas “miombo-mopane” do sul da África são globalmente consideradas como ecossistemas com endemismos de espécies insubstituíveis, sendo o tipo mais importante de vegetação na região.

Em termos de uso humano, é, juntamente com Combretum imberbe (Combretaceae) e Vachellia erioloba (Fabaceae), uma das três árvores para lenha de importância regional.

A madeira de ‘Mophane’ é uma das mais pesadas do sul da África e difícil de trabalhar por causa de sua dureza. No entanto, isso também a torna resistente aos cupins. Por esta razão, tem sido usada há muito tempo para construir casas e cercas, como travessas em estradas de ferro e como adereços de poços. A sua resistência aos cupins e a coloração rica e avermelhada também lhe confere o uso popular para pavimentos. Fora da África, ‘Mophane’ está ganhando popularidade como madeira pesada decorativa, incluindo ornamentos de aquários, esculturas, móveis para jardim e especialmente na construção de instrumentos musicais. É resistente à térmitas, sendo ideal para esgrima

Atualmente, devido a dificuldade e escassa disponibilidade de Dalbergia melanoxylon, tradicionalmente utilizada para fabricação de clarinetes e outros instrumentos musicais; a madeira de ‘Mophane’ vem substituindo com maestria o uso na produção desses instrumentos.

A madeira também é usada para produzir carvão vegetal e para madeira breai (madeira para preparo de churrascos especiais em ocasiões sociais com tradições específicas).

Colophospermum mopane é uma espécie medicinal de real importância e, diferentes partes da planta são usadas na preparação de remédios tradicionais. A pesquisa sobre compostos ativos de Mopane revelou atividades biológicas com grande potencial para saúde humana e animal. (https://www.Intechopen.Com/books/genetic-diversity/biodiversity-studies-in-key-species-from-the-african-mopane-and-miombo-woodlands)

Espécie sazonal e raramente disponível. Um exemplar belíssimo.

Informação adicional

Peso Não aplicável