Xanthostemon chrysanthus - Árvore-do-Ouro, Golden Penda, Penda Dourada, Xantostemo

SKU P-1597 Categoria Tags ,

Nomenclatura botânica: Xanthostemon chrysanthus
Nome comum: Árvore-do-Ouro, Golden Penda, Penda Dourada, Xantostemo
Família: Myrtaceae
Origem: Austrália (Queensland)
Altura: 6 – 20 metros
Luminosidade: Pleno sol
Clima: ver descrição

R$ 54,89

Escolha abaixo quantas sementes por embalagem você deseja?

Simulação de frete

Descrição

Árvore ornamental / Floração vistosa / cercas vivas ou quebra-ventos / Melífera / Apícola / Ecológica: Atrai pássaros, borboletas e abelhas (Flores: Grandes cachos amarelo-dourados florescem no verão e no outono, ricos em néctar).

Um exemplar extremamente recomendado para apicultores e muito ornamental. As flores são amadas pelas abelhas e florescem em abundância em uma época em que poucas outras árvores estão em flor (final do verão e outono).

Uma árvore perene de beleza exótica e esplendor tropical, conhecida por sua exuberante e radiante floração dourada, que ilumina jardins com um espetáculo visual digno de admiração.

O Xanthostemon chrysanthus forma uma copa densa e arredondada, com folhas brilhantes de verde intenso que ressaltam ainda mais o brilho de suas flores. Em seu habitat natural pode atingir até mais de 20 metros de altura, mas quando cultivada mantém um porte médio de 6 -12 metros. Desenvolve-se muito bem em condições de clima tropical e subtropical. Ela é mais comumente encontrada ao longo de riachos e rios em florestas tropicais, e em altitudes que variam do nível do mar até 1.000 / 1.200 m. Em regiões mais frias e/ou invernos intensos a árvore não florescerá tão profusamente.

A floração abundante atrai muitas aves nectarívoras, incluindo o periquito-arco-íris ( Trichoglossus moluccanus) e o pássaro-frade (gênero Philemon).

De crescimento moderado e baixa manutenção, aprecia solos férteis, bem drenados e clima quente e úmido. Acredita-se que a floração seja induzida por quedas repentinas de temperatura e pode começar de 2 a 3 anos após o cultivo a partir de sementes.
Pode ser cultivada isolada como ponto focal, em alamedas, praças, parques, ou ainda em vasos grandes em decoração de varandas.

Muito valorizada no paisagismo contemporâneo devido à sua cor intensa, presença marcante e elegância tropical, a Árvore-do-Ouro é ainda considerada rara em cultivo no Brasil, despertando grande interesse entre colecionadores e apreciadores de espécies ornamentais diferenciadas. As pendas douradas crescem rapidamente em condições ideais e são ótimas para criar cercas vivas ou quebra-ventos.

Espécie extremamente explorada e valorizada por apicultores na produção de mel.

Informação adicional

Peso Não aplicável