Descrição
Trepadeira – Floração vistosa – Flores comestíveis – Melífera – Planta rara – Medicinal – Aromáticas
A espécie pode ser cultivada em todas as regiões do Brasil, resistente a geada e a seca, bastante rústica após bem estabelecida.
Trepadeira perene, nativa de grande parte da Europa, extremamente aromática, que pode alcançar até 10 metros de altura com colorido fantástico.
Espécie muito valorizada e explorada em projetos paisagísticos mundo a fora.
O colorido de suas flores em tonalidades rosa-avermelhado, amarelo, creme e branco são um verdadeiro coringa para nossos jardins e acrescenta tonalidades quentes as nossas refeições, flores comestíveis e muito saborosas.
Diversos usos medicinais são atribuídos a espécie.
Sucede na maioria dos solos, preferindo solo que retenha boa umidade, mas é tolerante a seca após bem estabelecida. Suas raízes necessitam de algum sombreamento, porém seus rebentos podem ir de encontro ao sol. Cresce satisfatoriamente em locais completamente sombreados.
Uma trepadeira clássica com grandes flores perfumadas e de rápido crescimento, um verdadeiro show que floresce na primavera e perdura até o outono. Em verões quentes, as flores podem ser seguidas por pequenos frutos vermelhos ornamentais.
Folclore:
Madressilva europeia protege o jardim do mal. Acredita-se que seu aroma induz aos sonhos de amore e paixão; e que ao trazer sua flor para dentro de casa, a seguir ocorrerá um casamento dentro daquele ano.
A espécie simboliza o “vínculo do amor” e a paixão.







