|
ESPÉCIE NATIVA DO MEDITERRÂNEO QUE TEM COMO HABITAT NATURAL, PRADOS E CHARNECAS, SOLOS ÃCIDOS, COM BOA UMIDADE, DESDE O NIVEL DO MAR ATÉ 2.000 METROS DE ALTITUDE, NO CENTRO DA ESPANHA, SUDOESTE DA FRANÇA, E TAMBÉM NA ÃFRICA.
NA GRÉCIA ANTIGA ASPHODELUS ALBUS FOI ASSOCIADA COM A MORTE, ONDE AS ALMAS COMUNS ERAM ENVIADAS PARA VIVER APÓS A MORTE (ASPHODEL MEADOWS). MENCIONADO POR VÃRIOS POETAS EM CONEXÃO COM A MITOLOGIA DA MORTE E A VIDA APÓS A MORTE.
SUAS FOLHAS SÃO USADAS PARA EMBRULHAR BURRATA, UM QUEIJO ITALIANO. AS FOLHAS E OS QUEIJOS DURAM CERCA DE TRÊS A QUATRO DIAS, E AS FOLHAS FRESCAS, PORTANTO SÃO UM SINAL EVIDENTE DE UM QUEIJO FRESCO, ENQUANTO SE AS FOLHAS ESTIVEREM SECAS INDICAM QUE O NOBRE QUEIJO Jà ESTARIA PASSADO.
NA SARDENHA, O MEL PRODUZIDO POR ABELHAS QUE SE ALIMENTAM DA PLANTA É ALTAMENTE VALORIZADO POR SEU DELICADO SABOR. EM PUGLIA (REGIÃO DA ITÃLIA), OS BOTÕES FECHADOS DA PLANTA SÃO COLETADOS, ESCALDADOS EM ÃGUA FERVENTE E PRESERVADOS EM AZEITE DE OLIVA, PARA POSTERIORMENTE SER USADO COMO UM CONDIMENTO RARO EM SEU SABOR. AS HASTES SÃO USADAS PARA TECER CESTAS UTILIZADAS NA PANIFICAÇÃO.
UMA ESPÉCIE MAGNIFICA, REPLETA DE HISTÓRIA E DE GRANDE VALOR ORNAMENTAL.
SEM DÚVIDA ALGUMA, UM VALIOSO ACRÉSCIMO A NOSSA COLEÇÃO.
ESTAMOS NA ÉPOCA MAIS PROPICIA SUA GERMINAÇÃO, SEMENTES MUITO FRESCAS, COBRIR LEVEMENTE AS SEMENTES, UTILIZAR SUBSTRATO LEVE E POROSO. APÓS BEM ESTABELECIDA É RESISTENTE À SECA. |