Nome:
E-mail:
Mensagem:
 
    Caso não tenha encontrado algum produto de seu interesse, por favor, informe no formulário abaixo.
     
Nome:
E-mail:
Produtos:
 
     
 
Home    Artigos    Empresa Promoçoes    Catalogo    Contato
 Políticas da Empresa    Manuais Cadastro    Loja   
 
 
 
 
  NÃO ENCONTROU O PRODUTO QUE PROCURAVA? FAÇA UMA BUSCA EM NOSSO CATALOGO. CASO NÃO ENCONTRE, CLIQUE AQUI.
 
 
  MÉTODO PARA GERMINAÇÃO DE DIVERSSAS ESPÉCIES- TRATAMENTO DE SEMENTES

MÉTODOS UTILIZADOS PARA GERMINAÇÃO DE DIVERSSAS ESPÉCIES

TRATAMENTOS PARA GERMINAÇÃO DE SEMENTES:

1- ÁGUA QUENTE :

ESSE TRATAMENTO CONSISTE NA IMERSÃO DAS SEMENTES EM ÁGUA QUENTE POR UM DETERMINADO PERIODO DE TEMPO.
O PROCEDIMENTO É FEITO DA SEGUINTE FORMA:
BANHAR AS SEMENTES EM ÁGUA FERVENTE , COM CERCA DE 4 X O VOLUME DE ÁGUA PARA UM VOLUME DE SEMENTES. A INTENÇÃO É UM CHOQUE TÉRMICO E QUE DIMINUI RAPIDAMENTE A TEMPERATURA AMBIENTE.
GERALMENTE, ESTE É SEGUIDO PELO FRIO ÚMIDO.
A MAIORIA DOS AGENTES PATÔGENICOS SÃO DESTRUIDOS EM CERCA DE 71ºC. O TRATAMENTO É UM POUCO COMPLICADO PARA USO DOMÉSTICO, POIS A MAIOR PARTE DAS SEMENTES SÃO MORTAS A UMA TEMPERATURA DE 81ºC.

2- TRATAMENTO ÁCIDO SÚLFURICO:

O ÁCIDO ATACA CELULOSE E É FREQUENTEMENTE RECOMENDADO COMO TRATAMENTO PARA MODIFICAR A ESTRUTURA DO TEGUMENTO. PARA USO DOMÉSTICO, A MANIPULAÇÃO DE ÁCIDO SULFÚRICO PODE APRESENTAR ALGUM PERIGO.

3- PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO:

ESTA É COMUMENTE DISPONIVEL EM UMA SOLUÇÃO DE 3%. PODE SER UTILIZADA POR CERCA DE 20 MINUTOS PARA DESINFETAR AS SEMENTES E ALTERAR O TEGUMENTO. O PEROXIDO PODE SER DILUIDO EM MEIO COM ÁGUA E AS SEMENTES EMBEBIDAS POR 24 HORAS.

4- SÓDIO / HIPOCLORITO DE CÁLCIO:

ESTE MATERIAL É COMUMENTE UTILIZADO E DISPONIVEL COMO LAVANDERIA LIXÍVIA. EFETIVAMENTE UTILIZADO PARA ESTERILIZAR E DESINFETAR QUANDO UTILIZADO A UMA SOLUÇÃO DE 10%. PODE SER PREPARADO COM ¼ DE XICARA DE LIXIVIA PARA 2 COPOS DE ÁGUA. IMPREGNAR AS SEMENTES POR 20 MINUTOS E LAVAR CUIDADOSAMENTE DEPOIS.

5- ÁLCOOL E OUTROS SOLVENTES:

MUITOS SOLVENTES VOLÁTEIS , INCLUINDO GRÃOS DE ÁLCOOL TÊM SIDO MENCIONADOS COMO TENDO UM EFEITO SOBRE A GERMINAÇÃO DAS SEMENTES. MUITO POSSIVELMENTE, ESTE RESULTA NO AMOLECIMENTO DE SEU TEGUMENTO CEROSO, QUE NÃO SÃO HIDROSSOLÚVEIS.

6- GIBERELINA:

ÁCIDO GIBERELICO PROMOVE A GERMINAÇÃO DE MUITAS SEMENTES COMPROVADAMENTE. TAMBÉM AUXILIA DIVERSSAS ESPÉCIES A SUPERAR A TENDENCIA DE CRESCER LENTAMENTE.
AS SEMENTES PODEM SER EMBEBIDAS COM CONCETRAÇÃO DE 100 A 1.000 PPM PARA 24 HORAS. ( PROCURAR ARTIGO ESPECIFICO PARA O USO DE GA3).

7- CITOCININAS:

O CRESCIMENTO DE HORMÔNIOS NATURAIS ESTIMULAM A GERMINAÇÃO DE DIVERSSOS TIPOS DE SEMENTES, ATUANDO AO NÍVEL MOLECULAR EM PROCESSOS BIOLÓGICOS. MUITAS CITOCININAS SINTÉTICAS ESTÃO DISPONIVEIS A PARTIR DE CULTURA DE TECIDOS, MAS DEVEM SER MANTIDAS A UMA TEMPERATURA BAIXA PARA EVITAR DECOMPOSIÇÃO. NÃO ESTÃO DISPONIVEIS PARA CULTURA CASEIRAS.
A RECOMENDAÇÃO É DE CONCENTRAÇÃO DE CINETINA É DE 3 MINUTOS PO 100 PPM.

8- ETILENO:

ESTE GÁS OCORRE NATURALMENTE NAS PLANTAS E TEM UMA SÉRIE DE EFEITOS BIOLÓGICOS, INCLUINDO A ESTIMULAÇÃO DA GERMINAÇÃO. UM DOS PRODUTOS QUIMICOS DISPONIVEIS PARA JARDINEIROS PARA PRODUZIR ETILENO É ETEFÃO.

9- NITRATO DE POTÁSSIO:

MUITAS SEMENTES RECÉM COLHIDAS GERMINAM MELHOR SE EMBEBIDAS NUMA SOLUÇÃO DE NITRATO DE POTÁSSIO 0,2%. AS SEMENTES DEVEM SER EMBEBIDAS POR NÃO MAIS DE 24 HORAS E DEPOIS MUITO BEM ENXAGUADAS

10- TIOUREIA:

ESTE TEM SIDO UTILIZADO PARA A GERMINAÇÃO DE ALGUMAS SEMENTES DORMENTES, EM GERAL AS QUE NÃO GERMINAM NA ESCURIDÃO OU A ALTAS TEMPERATURAS. UMA SOLUÇÃO AQUOSA DE 0,5 A 4% É A RECOMENDAÇÃO.
NÃO DEVEM PERMANECER NA SOLUÇÃO ( AS SEMENTES), POR PERIODO SUPERIOR A 24 HORAS. DEVEM SER MUITO BEM ENXAGUADAS DEPOIS.

11- VITAMINAS:

O MAIS COMUM SUPLEMENTO VITAMINICO PARA AS PLANTAS É A VITAMINA B1 ( TIAMINA). OUTRAS VITAMINAS DO COMPLEXO B SÃO IGUALMENTE ÚTEIS. ÁCIDO
NICOTÍNICO ( NIACINA) E ÁCIDO ASCORBICO ( VITAMINA C ) FORAM TODOS RECOMENDADOS.

12- WILLOW TEA:

UM CHÁ A PARTIR DA CASCA DO SALGUEIRO, CONTÉM UMA SUBSTÂNCIA QUE REFORÇA A AÇÃO DOS HORMONIOS VEGETAIS E ESTIMULA A GERMINAÇÃO DAS SEMENTES. É SUGERIDO A EMBEBIDAÇÃO DAS SEMENTES EM CHÁ DE SALGUEIRO PELO PERIODO DE 24 A 48 HORAS.